Imagem de fundo

Paciente de 68 anos de idade, masculino, é encaminhado ao hematologista devido a achado...

Compartilhar
Paciente de 68 anos de idade, masculino, é encaminhado ao hematologista devido a achado de linfocitose detectada em hemograma de rotina. Apresenta-se assintomático. Dados do hemograma demonstram hemoglobina 11,6 g/dL, 34.000 leucócitos, 29.000 linfócitos de morfologia semelhante à de linfócitos maduros, 111.000/mm3 plaquetas e manchas de Gumprecht. Exame físico demonstra linfonodos inguinais e axilares de até um centímetro e meio de diâmetro e baço palpável a 3 cm do RCE. O resultado da imunofenotipagem de sangue periférico do paciente demonstra positividade para CD19, CD5, CD23 e expressão fraca de imunoglobulinas de superfície monoclonais.

A respeito desse paciente, assinale a alternativa correta.
A
O resultado da imunofenotipagem de sangue periférico do paciente é compatível com o diagnóstico de linfoma de células do manto leucemizado.
B
Esse paciente beneficia-se de tratamento quimioterápico imediato, dado a sua grande linfocitose.
C
Com base apenas nos dados fornecidos, uma boa opção, como primeira linha terapêutica, seria observação (watch-and-wait).
D
Esse paciente tem indicação de tratamento quimioterápico imediato devido à esplenomegalia.
E
O diagnóstico de Leucemia Linfoide Crônica (LLC) poderia ser realizado mesmo se a linfocitose total do paciente fosse de 4.800/mm3, desde que seja comprovada a sua clonalidade e que apresente imunofenotipagem compatível.