Questão de concurso
1
Q849561
Medicina Anestesiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - HFA - Hospital das Forças Armadas - Médico Residente - Área Anestesiologia

Paciente W. S. S., 20 anos de idade, sexo feminino, 60 kg, é admitida no pronto-socorro com quadro de confusão mental e rebaixamento do nível de consciência. Os familiares informam que ela esteve internada por três dias em um serviço de referência para tratamento de um quadro de encefalite herpética. O relatório médico de alta apontava drenagem, por sonda nasogástrica, de aproximadamente 2.000 mL de estase ao dia, além do uso de manitol e da infusão de 2.000 mL de solução glicosada 5% por dia. O exame físico revela PA de 70 mmHg x 40 mmHg, frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto, extremidades frias e tempo de enchimento capilar de sete segundos, veias jugulares colabando com a respiração e oligoanúrica.

Em relação ao caso clínico relatado e ao exame físico, assinale a alternativa correta.

A
A paciente apresenta elevado grau de depleção do espaço intracelular, causando os manifestos sinais de choque hipovolêmico.
B
A paciente apresenta depleção aproximada de 25% a 35% do componente vascular, fato que impacta na pressão de perfusão renal, levando à oligoanúria.
C
As soluções adequadas para reposição de volume e de eletrólitos, nesse caso, são as salinas hipertônicas, como Ringer-lactato e salina a 3%. Estas, quando infundidas em velocidades adequadas, levam à restauração de volume circulante e de eletrólitos.
D
Durante a primeira hora, é importante infundir volume suficiente para controlar os sinais de instabilidade hemodinâmica. Como medida clínica auxiliar, pode-se utilizar a quantificação da diurese, além de ser mandatória a monitorização da pressão venosa central.
E
A paciente apresenta aproximadamente 12 litros de volume de espaço extracelular, enquanto o déficit estimado corresponde a 40% a 50%. O volume que deverá ser infundido será entre 4,8-6,0 litros de salina isotônica.