Questão de concurso
1
Q849589
Medicina Anestesiologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento - IADES
Prova: IADES - HFA - Hospital das Forças Armadas - Médico Residente - Área Anestesiologia

Paciente, 26 anos de idade, G2P1C1A0, idade gestacional de 36 semanas, antecedente de pré-eclâmpsia grave em gestação anterior, é encaminhada do pré-natal para avaliação no pronto-socorro em razão de PA, aferida hoje, = 150 mmHg x 100 mmHg. Ao exame, observou-se BCF = 150 bpm, dinâmica uterina ausente. O toque vaginal revelou colo grosso, posterior, dilatado em 2 cm, bolsa íntegra e polo cefálico flutuante. A rotina laboratorial evidenciou proteinúria +/4+, sem alterações bioquímicas. Após 30 minutos da internação, a paciente evolui com sangramento uterino de moderado volume e hipertonia uterina, BCF = 100 bpm nesse momento.

Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o diagnóstico mais provável e a conduta a ser adotada.

A
Paciente, 26 anos de idade, G2P1C1A0, idade gestacional de 36 semanas, antecedente de pré-eclâmpsia grave em gestação anterior, é encaminhada do pré-natal para avaliação no pronto-socorro em razão de PA, aferida hoje, = 150 mmHg x 100 mmHg. Ao exame, observou-se BCF = 150 bpm, dinâmica uterina ausente. O toque vaginal revelou colo grosso, posterior, dilatado em 2 cm, bolsa íntegra e polo cefálico flutuante. A rotina laboratorial evidenciou proteinúria +/4+, sem alterações bioquímicas. Após 30 minutos da internação, a paciente evolui com sangramento uterino de moderado volume e hipertonia uterina, BCF = 100 bpm nesse momento. Com base no caso clínico apresentado, assinale a alternativa que indica, respectivamente, o diagnóstico mais provável e a conduta a ser adotada.
B
Placenta prévia. Deve ser feita ultrassonografia obstétrica com doppler para avaliar o sítio de inserção placentária e descartar sofrimento fetal.
C
Ruptura uterina. Cesárea imediata.
D
Descolamento prematuro de placenta. Ultrassom obstétrico com perfil biofísico fetal para confirmar se há descolamento da placenta e avaliar o bem-estar fetal.
E
Descolamento prematuro de placenta. Cesárea imediata.