Um evento na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal, alterou de maneira evidente a paisagem do local. Um grande bloco de vegetação surgiu em uma das margens do reservatório, formando uma espécie de "ilha". Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (ldema) afirmou que o surgimento da placa de vegetação é uma consequência do fenômeno de "eutrofização" de alguns corpos de água, que é um fenômeno que geralmente ocorre com frequência em corpos aquáticos como lagos, e que pode ocasionar a morte de diversos indivíduos.
Fonte: 'Ilha misteriosa' aparece na Lagoa de Extremoz e chama atenção da população: entenda - https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/ 08/09/ilha-misteriosa-aparece-na-lagoa-de-extremoz-e-chama-atencao-da-populacao-entenda.ghtml
A mudança na paisagem da Lagoa de Extremoz, portanto, ocorreu inicialmente em razão:
da grande diminuição de vertebrados aquáticos, que poderiam consumir a vegetação que ocasionou a eutrofização.
da diminuição da quantidade de algas e, consequentemente, a diminuição de nutrientes provenientes da fotossíntese, acarretando redução da competição com outros vegetais.
do acúmulo de poluentes tóxicos que reduziram a macrofauna local, dando espaço para a proliferação de vegetais.
do aumento de nutrientes depositados no local, que permitiram a proliferação de algas e de vegetais que formaram as ilhas provisórias.
do escoamento e saída de nutrientes da lagoa, reduzindo o oxigênio produzido por organismos fotossintetizantes e alterando a dinâmica alimentar de peixes.