Sobre a mineração e o desenvolvimento sustentável no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
São exemplos de propostas de desenvolvimento sustentável aplicados exclusivamente à atividade minerária: ISO 9.000 e ISO 14.001.
No Brasil, a análise técnica sobre a avaliação de impacto ambiental de uma mineradora é de principal responsabilidade dos órgãos estaduais, no caso do Paraná, do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
Uma das maneiras de promover o desenvolvimento sustentável de um empreendimento minerário é por meio da consulta pública do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental).
Os indicadores ambientais são definidos a partir de estatísticas que representam aspectos relacionados ao meio ambiente, aos recursos naturais e às atividades humanas. No Brasil, tais indicadores são estabelecidos pelos seguintes órgãos públicos: MMA (Ministério de Meio Ambiente), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).