Imagem de fundo

No texto “Educação ambiental como política pública” (2005), os autores ressaltam que, p...

No texto “Educação ambiental como política pública” (2005), os autores ressaltam que, para se compreender a educação ambiental como política pública, é interessante iniciar com os significados dessas palavras, contextualizá-los na história do ambientalismo, inserindo-os nas agendas dos governos, assim como seus desdobramentos nas áreas da educação formal e não formal. A respeito do tema, é correto afirmar:

A

O meio ambiente como política pública, não pontual, no Brasil, surge após a Conferência de Hong Kong, em 1982, quando, devido às iniciativas das Nações Unidas em inserir o tema nas agendas dos governos, foi criada a SEMA (Secretaria Especial de Meio Ambiente).

B

Em 1983, sob a presidência da primeira-ministra norueguesa Gro Brundtland, foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que, em 1987, publicou “Nosso futuro comum”, que ficou conhecido também como Relatório Brundtland.

C

A Educação Ambiental nasce como um processo educativo materializado nos valores econômicos e nas regras políticas de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.

D

Na década de 2010, começou-se a discutir um modelo de desenvolvimento que harmonizasse as relações econômicas com o bem-estar das sociedades e a gestão racional e responsável dos recursos naturais, que Ignacy Sachs denominou de ecodesenvolvimento.

E

No Brasil, após a promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), foi criada no Ministério do Meio Ambiente a Coordenação Geral de Educação Ambiental, e no Ministério da Educação, a Diretoria de Educação Ambiental, como instâncias de execução da PNEA.