“(...) Criado em 1946, o ICOM - Conselho Internacional de Museus, é uma Organização não - governamental que mantém relações formais com a UNESCO, executando parte de seu programa para museus, tendo status consultivo no Conselho Econômico e Social da ONU. É uma associação profissional sem fins lucrativos, financiada predominantemente pela contribuição de seus membros, por atividades que desenvolve e pelo patrocínio de organizações públicas e privadas”.
A respeito da instituição é correto afirmar que:
Possui sua sede junto à UNESCO em Genebra (Suíça) e sua diretoria é composta por um Presidente, um Vice Presidente e um Conselho Executivo, integrado por membros eleitos nas Assembleias que se realizam nas Conferências Gerais.
Atualmente conta com mais de 40.000 membros, provenientes de 141 países, os quais participam de atividades nacionais, regionais e internacionais promovidas pela organização. Entre elas podemos citar oficinas, publicações, programas de formação, intercâmbio e de promoção de museus.
O seu objetivo é proteger, valorizar e divulgar o patrimônio cultural do estado de São Paulo. É formado por representantes de entidades como universidades, secretarias estaduais e entidades de classe ligadas à área do patrimônio.
É o setor responsável pelo tombamento de bens culturais, naturais e históricos, visando à preservação deles de acordo com valores culturais, históricos, artísticos, arquitetônicos, urbanísticos, entre outros.
Sua função é formular e coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural, em consonância com as diretrizes do Ministério da Cultura.