Ao propor uma atividade em uma escola de Salvador, o docente forneceu cópias da foto 1 e pediu que os alunos descobrissem o mesmo local em que foi tirada a fotografia e trouxessem uma imagem do mesmo espaço na atualidade (foto 2).

Trata-se de uma atividade de educação patrimonial e essa identificação é considerada:

  • A. correta, porque alerta os alunos para o risco de destruição trazido pelo turismo (foto 2) e a consequente descaracterização do patrimônio (foto 1);
  • B. correta, desde que ressalte a importância das práticas culturais imutáveis ontem e hoje (fotos 1 e 2) enquanto elementos da formação do cidadão;
  • C. correta, porque destaca a passagem do passado atrasado (foto 1) para a modernização urbanística do presente (foto 2), em um sentido evolucionista;
  • D. incorreta, por considerar a herança material e cultural do passado (foto 1) como fator de motivação para a aprendizagem histórica e identitária no presente (foto 2);
  • E. correta, ao conscientizar sobre o valor do patrimônio na formação dos cidadãos, pela comparação entre diferentes contextos histórico-culturais (fotos 1 e 2).