Keith Swanwick, em seu artigo Permanecendo fiel à música na educação musical (Anais da ABEM, n.º 2, 1993, p.19-32), trata de posicionamentos ou visões de educação musical na perspectiva de três tipos de professores de música: professor como caixa postal; professor como jardineiro; e professor como agente cultural. No final do artigo, o autor propõe um quarto tipo — o professor como músico. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor caixa postal ocupa-se com métodos criativos, centrados nas necessidades do aluno.

  • B.

    Enquanto o professor jardineiro desenvolve no aluno as habilidades de desempenho instrumental, o caixa postal desenvolve as habilidades de leitura e escrita.

  • C.

    Dois princípios sustentam a abordagem do professor de música: todos necessitam experimentar sentimento de realização; e o ensino musical deve incluir experiência musical direta.

  • D.

    Enquanto a abordagem do professor jardineiro valoriza as tradições orais, o agente cultural enfatiza a música popular vinculada nas mídias.

  • E.

    O professor músico acredita no talento nato dos alunos e na propriedade da aula de música de desenvolver talentos.