Imagem de fundo

Marque a opção correta no que concerne ao uso do piano na condução de grupos vocais:

1
Q487306
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Marque a opção correta no que concerne ao uso do piano na condução de grupos vocais:

A

O trabalho de co-repetição realizado por um pianista (e não necessariamente o regente) é garantia total de que os cantores irão decorar suas partes mais rapidamente.

B

Vocalizes realizados em grupo auxiliam na composição do "som básico para o coral" (CARRINGTON, 2003) e isto só será possível se o exercício for realizado com o acompanhamento do piano.

C

É preciso um domínio técnico do instrumento não somente por parte do regente, mas também pelos cantores solistas e chefes de naipe, pois a preparação do coral não dependerá exclusivamente do regente.

D

O regente poderá utilizar o piano para que os cantores aprendam as partes musicais e para auxiliá-los no que diz respeito à afinação, mesmo sabendo que outros fatores também podem influenciar, como, por exemplo, a respiração, a emissão de sons vocálicos, etc.

E

Oakley (1999, p. 117) afirma que "pouquíssimos [regentes] possuem domínio pessoal de ritmo interno, segurança quanto ao tempo e sensibilidade rítmica". Assim, pode-se afirmar que é condição "sine qua non" para uma performance ritmicamente estável que o regente seja também um pianista ou tenha domínio de um instrumento harmônico.