Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o
método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de
iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone.
Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.
A
O método de iniciação musical de Sá Pereira baseia-se na iniciação sensorial com ênfase na
experiência musical antes dos conhecimentos teóricos. Influenciado pelos conceitos musicais
de Orff, Dalcroze e Kodaly, e pelos conceitos educacionais de Piaget, propunha uma educação
musical servida de atividades espontâneas, envolvendo atividades em grupo, danças e conjuntos
de percussão a fim de propiciar a vivência e a experiência do fenômeno musical e das relações
entre sons e sonoridades.
B
Gomes Júnior criou o Método Analítico em 1915, sendo o pioneiro, apesar de não ser mais
utilizado. O método introduziu o canto coral na educação brasileira e apresentava um sistema
de sinais análogo ao Manossolfa, podendo ainda ser associado a Dalcroze no que diz respeito ao
movimento.
C
Após uma série de viagens empreendidas pelo interior do Brasil, onde teve contato com
diversas manifestações musicais folclóricas e indígenas, Villa Lobos implantou um método
coral nacionalista, cujo repertório é composto por canções indígenas, inclusive com a adição de
instrumentos típicos dessa cultura.
D
Liddy Mignone criou seu método em 1961, baseando o conceito de educação musical percebida
pela criança como recreação, e não como imposição. Defendia o aprendizado musical desde o
início da infância e que o contexto musical fosse apresentado através de estórias infantis, jogos,
brincadeiras e dramatizações.
E
A implantação do método defendido por Villa Lobos como disciplina obrigatória nas escolas
do Rio de Janeiro e depois do restante do Brasil surgiu a partir do convite, feito por Anísio
Teixeira, para assumir o cargo de diretor da Superintendência de Educação Musical e Artística
(SEMA). Apesar de controverso por associar educação musical com ideias de moral e civismo,
e por estar ligado ao Estado Novo, o ensino obrigatório do Canto Orfeônico foi a tentativa mais
robusta de implantação da educação musical nas escolas brasileiras na época.