Em razão da sua importância na nutrição humana, os carboidratos estão entre os nutrientes mais estudados nas diversas áreas da ciência. Sobre a digestão, absorção e metabolismo dos carboidratos, é correto afirmar que
ptialina é a enzima que apresenta maior atividade na borda em escova, participando ativamente do processo de digestão e absorção dos carboidratos a nível intestinal.
carboidratos não disponíveis são aqueles que não podem ser digeridos, metabolizados e utilizados, portanto não podem fornecer qualquer fonte de energia ao organismo.
a ação da α-amilase salivar é bloqueada imediatamente ao entrar no estômago, pelo simples contato com o ambiente ácido. Portanto, não se pode esperar nenhum efeito desta sobre a digestão dos amidos a nível gástrico.
as mudanças ocorridas com os carboidratos no estômago não interferem nas estruturas conformacionais das moléculas que se apresentarão aos sistemas enzimáticos e transportadores que possibilitarão seu aproveitamento no intestino delgado.
na boca, além do impacto mecânico da mastigação, os amidos sofrem ação da α-amilase salivar, enzima α-glicosidase, responsável pelo início da hidrólise das moléculas de amido. Sua ação se restringe à quebra parcial das longas cadeias polissacarídicas do amido, permanecendo intactos todos os carboidratos com menor grau de polimerização.