Os compostos bioativos (CBA) presentes nos alimentos são, em sua maioria, metabólitos secundários das plantas, exercendo distintas funções, tais como: fotoproteção, defesa contra insetos, pigmentação, odor e outras características organolépticas. Nos seres humanos, os CBA podem apresentar atividades quimiopreventivas contra o câncer. Em relação a características dos CBA e exemplos de mecanismos de ação na prevenção de câncer, há evidência de que
o licopeno, presente no chá verde, pode prevenir o câncer por meio da inibição do óxido nítrico sintase ocasionada pelo NF-kappaB, da inibição da angiogênese ou da modulação da expressão de genes estimulados pelo estrógeno.
a curcumina é um polifenol que apresenta uma cor amarela característica. Sua atividade quimiopreventiva contra o câncer pode estar relacionada à inibição da proliferação celular, à ativação da via do NF-kappaB ou à indução de apoptose.
o resveratrol é um carotenoide sem atividade pró-vitamínica A, o qual apresenta uma cor roxa característica. Sua atividade inibitória da proliferação celular, a modulação do metabolismo de xenobióticos e do processo inflamatório são mecanismos desse CBA.
a epigalocatequina-3-galato produzida pelo fruto da parreira tem a capacidade de fosforilar a PI3K/AKT, propiciando a inibição da proliferação celular. Além disso, pode induzir a apoptose e a diferenciação de células ou inibir a angiogênese e a metástase.