Organização Mundial da Saúde passou a recomendar, a partir de 2015, alterações nas recomendações de ingestão de carboidrato visando melhora dos parâmetros de saúde relacionados ao metabolismo de lipídio e ao aumento do risco de aterosclerose.
Em relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.
I. O consumo máximo de 5% em Kcal do valor energético da dieta na forma de açúcares de adição é uma preconização na prevenção da aterosclerose e dislipidemias.
II. O consumo inferior a 50 g de frutose ao dia eleva o triglicerídeo (TG) pós-prandial. A elevada ingestão de carboidratos aumenta a glicemia, o que promove a diminuição da insulinemia; esta, por sua vez, ativa os fatores de transcrição que promovem a síntese de ácidos graxos e TG, favorecendo outros fatores de risco.
III. A frutose e a sacarose são metabolizadas de forma diferente. A principal enzima de metabolização da glicose é a fosfofrutoquinase, para a produção de piruvato e, consequentemente, de acetil-CoA e ácidos graxos; o mesmo mecanismo não ocorre para metabolização da frutose, que é metabolizada pela frutoquinase.
IV. A frutose gera ácidos graxos mais rapidamente do que a glicose, aumentando tanto o depósito de gordura hepática, como a produção de VLDL.
Assinale a alternativa correta.
I e III.
I, III e IV.
II e IV.
II e III.