A terapia nutricional em diabetes tem como alvo o bom estado nutricional, a saúde fisiológica e a qualidade de vida do indivíduo, bem como prevenir e tratar complicações a curto e em longo prazo e comorbidades associadas. Sobre a terapia nutricional no diabetes mellitus, assinale a alternativa INCORRETA.
A origem do alimento, o clima, o solo, a forma de preparo, o tempo de cozimento e outros componentes da refeição, como teor de gorduras, proteínas e fibras, são fatores que influenciam a resposta glicêmica.
Recomenda-se o consumo de no mínimo 20 gramas de fibras ou 14g/1000kcal/dia a partir de frutas, hortaliças, leguminosas e cereais integrais, não sendo necessária suplementação.
A terapia de contagem de carboidratos evidencia que o tratamento nutricional do diabetes não se resume em proibir o consumo da sacarose, mas no estabelecimento de medidas nutricionais que melhorem o controle da glicemia.
Recomenda-se o consumo de até 3000 mg de sódio/dia para portadores de diabetes, visto que os diabéticos apresentam risco aumentado para hipertensão e doenças cardiovasculares.
O consumo de álcool pode acarretar hipoglicemia, uma vez que não é convertido em glicose, bloqueia a gliconeogênese e potencializa os efeitos da insulina. Orienta-se o consumo de álcool concomitante com alimento que contenha carboidrato para evitar a hipoglicemia.