O nascimento prematuro (pré-termo) contribui significativamente para a limitação do crescimento infantil no período pós-natal precoce. Para avaliação antropométrica de crianças nascidas prematuras o Nutricionista deve utilizar as curvas de referência de crescimento da OMS, que estão disponíveis na Caderneta da Criança, empregando a idade corrigida (BRASIL, 2015). Suponha que na Unidade Básica de Saúde em que atua chegou um recém-nascido pré-termo nascido com idade gestacional de 30 semanas e idade cronológica de 12 semanas, após realizar a correção da idade você verificou que para avaliação antropométrica o correto é considerar, que:
Embora sua idade cronológica seja de 12 semanas, nas curvas de crescimento da OMS, essa criança será classificada tendo quatro semanas.
Embora a idade cronológica do recém-nascido seja de 12 semanas, nas curvas de crescimento da OMS essa criança deverá ser classificada como tendo duas semanas.
Embora sua idade cronológica seja de 12 semanas, nas curvas de crescimento da OMS, essa criança será classificada tendo seis semanas.
Embora sua idade cronológica seja de 12 semanas, nas curvas de crescimento da OMS, essa criança será classificada tendo três semanas.
Embora sua idade cronológica seja de 12 semanas, nas curvas de crescimento da OMS, essa criança será classificada tendo cinco semanas.