De acordo com a Resolução RDC nº 63, a nutrição enteral e a nutrição parenteral correspondem a modalidades de terapia nutricional, a qual é o conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do indivíduo (BRASIL, 2000). Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Se possível, deve-se utilizar um tipo de alimentação que passe pelo sistema gastrointestinal do paciente em vez de adotar a nutrição parenteral isoladamente, porque o primeiro método preserva a função e a integridade da barreira mucosa gastrointestinal.
( ) As sondas nasogástricas são o modo mais comum de acessar o sistema gastrointestinal. Em geral, elas são adequadas para os pacientes que necessitam de nutrição enteral de duração entre três e quatro meses.
( ) A nutrição parenteral pode ser realizada por acesso central ou periférico. A nutrição parenteral periférica é mais vantajosa, pois é uma terapia de longa duração, que supre totalmente as necessidades nutricionais do paciente.
( ) A nutrição enteral pode levar a complicações. O deslocamento da sonda é um problema no acesso, a contaminação microbiana é um problema na administração, a diarreia é uma complicação gastrointestinal e a hiperglicemia é uma complicação metabólica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – F – F – V.
V – F – V – F.
F – V – F – V.
V – V – F – V.
F – V – V – F.