O equilíbrio ácido-base é o estado de equilíbrio dinâmico da concentração de íons de hidrogênio. A manutenção do nível de pH sanguíneo arterial dentro da variação normal é crucial para muitas funções fisiológicas e reações bioquímicas. Os mecanismos reguladores dos rins, pulmões e sistemas tampões capacitam o corpo a manter o nível de pH sanguíneo, apesar da enorme carga ácida do consumo de alimentos e do metabolismo tecidual. Ocorre rompimento do equilíbrio ácido-base quando as perdas ou os ganhos de ácido ou base excedem as capacidades reguladoras do corpo ou quando mecanismos reguladores normais se tornam inefetivos. Esses desequilíbrios reguladores podem se desenvolver em associação com certas doenças, ingestão de toxina, mudanças no estado hídrico e determinados medicamentos e tratamentos cirúrgicos. A ruptura do equilíbrio ácido-base deixada sem tratamento pode ter múltiplos efeitos danosos, desde anormalidades eletrolíticas até a morte.
MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S.; RAYMOND, J. L. Krause:
alimentos, nutrição e dietoterapia. 14. ed. São Paulo: Elsevier Editora
LTDA, 2018, com adaptações.
A acidose respiratória, a alcalose respiratória, a acidose metabólica e a alcalose metabólica possuem como mecanismo de compensação, respectivamente:
excreção de ácido de rede renal aumentada com resultante aumento no bicarbonato sérico; hiperventilação com resultante pCO2 baixa; excreção de ácido de rede renal reduzida com resultante redução no bicarbonato sérico; e hipoventilação com resultante aumento da pCO2.
hipoventilação com resultante aumento da pCO2; hiperventilação com resultante pCO2 baixa; excreção de ácido de rede renal reduzida com resultante redução no bicarbonato sérico; e excreção de ácido de rede renal aumentada com resultante aumento no bicarbonato sérico.
excreção de ácido de rede renal reduzida com resultante redução no bicarbonato sérico; excreção de ácido de rede renal aumentada com resultante aumento no bicarbonato sérico; hipoventilação com resultante aumento da pCO2; e hiperventilação com resultante pCO2 baixa.
hiperventilação com resultante pCO2 baixa; hipoventilação com resultante aumento da pCO2; excreção de ácido de rede renal aumentada com resultante aumento no bicarbonato sérico; e excreção de ácido de rede renal reduzida com resultante redução no bicarbonato sérico.
excreção de ácido de rede renal aumentada com resultante aumento no bicarbonato sérico; excreção de ácido de rede renal reduzida com resultante redução no bicarbonato sérico; hiperventilação com resultante pCO2 baixa; e hipoventilação com resultante aumento da pCO2.