O aumento da população idosa no Brasil e no mundo é uma realidade e as implicações fisiológicas do envelhecimento, associadas ou não a processos patológicos, requerem que o profissional nutricionista esteja atualizado em relação às recomendações, métodos e técnicas para avaliação e monitoramento nutricional desse grupo populacional. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
Para a estimativa de peso e altura de pacientes idosos acamados, as medidas antropométricas necessárias, segundo o cálculo proposto por Chumlea et al. (1984; 1988), são: circunferência de panturrilha (CP), circunferência de braço (CB), altura do joelho (AJ) e prega cutânea subescapular (PCSE). Já para a estimativa de altura, utilizam-se apenas CB e AJ.
A avaliação da circunferência de panturrilha (CP), utilizada na caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, classifica a assistência nutricional ao idoso em três níveis, sendo eles: CP > 35 cm = acompanhamento de rotina; CP entre 31 a 34 cm = atenção; CP < 31cm = ação (intervenção imediata).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (2019), a recomendação atual de fibra dietética para idosos é de 25g ao dia. Para líquidos, recomendam-se 2 litros para homens e 1,6 litros para mulheres ao dia, exceto se houver restrições impostas por alguma patologia.
A recomendação proteica para pessoas idosas, segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (2019), é de 1,0 a 1,5g de proteína por kg de peso corporal por dia. A quantidade necessita ser ajustada individualmente, de acordo com o estado nutricional, prática de atividade física, presença e tipo de patologia, e também conforme o grau de catabolismo relacionado à doença.
Idosos abaixo de 74,9 anos podem ser avaliados utilizando-se medidas antropométricas clássicas, como CB, Circunferência Muscular do Braço (CMB) e Prega Cutânea Triciptal (PCT), utilizando-se, para classificação, o resultado em percentis de acordo com Frisancho (1990), sendo valores de percentis abaixo de 15 considerados desnutrição leve. Quanto menor o percentil maior é o grau da desnutrição.