Imagem de fundo

Alimentação complementar é definida como a alimentação, no período em que outros alimen...

Alimentação complementar é definida como a alimentação, no período em que outros alimentos ou líquidos são oferecidos à criança, em adição ao leite materno. De acordo com a alimentação complementar do lactente, assinale a alternativa INCORRETA.

A

A criança pode ser alimentada com os alimentos disponíveis para a família, assegurando-se a consistência e a densidade energética adequadas. Preparações que não atinjam a densidade mínima recomendada de energia, tais como sopas, mingaus e leites muito diluídos devem ser evitadas.

B

Do oitavo mês em diante, os alimentos para a criança devem ser variados, com misturas balanceadas, contendo cereais, tubérculos, alimento de origem animal, de origem vegetal e gordura. Somente uma dieta variada assegura o suprimento de micronutrientes, favorece a formação de bons hábitos alimentares e previne o aparecimento de anorexia decorrente da monotonia alimentar.

C

A Academia Americana de Pediatria recomenda a adição de mel durante o período de alimentação complementar, já que ele não possui risco de contaminação e melhora a imunidade do lactente.

D

As crianças (e depois, como adultos) tendem a preferir os alimentos da maneira como eles foram apresentados inicialmente. Por isso, é recomendável que se ofereçam, inicialmente, à criança, alimentos com baixos teores de açúcar e de sal.