O processo de crescimento é complexo e multifatorial, englobando a composição genética do indivíduo e fatores hormonais, nutricionais e psicossociais. A criança, geralmente, cresce de maneira muito previsível. O desvio desse padrão normal de crescimento pode ser a primeira manifestação de uma grande variedade de doenças. Assinale a alternativa que não apresenta a fase de crescimento normal da criança/adolescente.
Na fase de lactente, a velocidade de crescimento continua elevada, porém é menor do que na fase intrauterina, sendo que, no primeiro ano de vida, o crescimento é caracterizado por cerca de 25 cm/ano.
Na Fase intrauterina, a média da velocidade de crescimento (VC) do feto é de 1,2 a 1,5 cm/sem, mas reduz para quase 0,5 cm/sem logo antes do nascimento. O final da gestação é caracterizado, portanto, por baixa velocidade de crescimento e intenso ganho ponderal.
Fase pré-púbere, compreende o período entre o terceiro ano de vida e o início da puberdade. Caracteriza-se por crescimento mais estável, de aproximadamente 5-7 cm/ano.
Na fase puberal final, ocorre um crescimento lento, de cerca de 1 a 1,5 cm/ano, sobretudo na região do tronco, com duração média de três anos.
Na fase puberal, o crescimento puberal ocorre mais cedo nos meninos do que em meninas, porém o estirão puberal nas meninas é maior.