A anemia ferropriva é considerada um problema de saúde pública, tendo repercussões negativas em todas as fases da vida, em especial durante a gestação e o início da vida, com consequências deletérias de longo prazo em crianças (SBP, 2018; 2021).
-
Assinale a alternativa correta conforme a atualização do Consenso Sobre Anemia Ferropriva da Sociedade Brasileira de Pediatria (2021).
A suplementação de ferro deve ser obrigatória, de maneira profilática, para todos os recém-nascidos do nascimento até o 36º mês de vida.
A suplementação de ferro é recomendada em recém-nascidos a termo, com peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, sem fator de risco dos 6º até o 24º mês de vida.
A suplementação de ferro é recomendada em recém-nascidos a termo, com peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até o 6º mês, com fator de risco do nascimento até o 24º mês de vida.
A suplementação de ferro é recomendada em recém-nascidos a termo, com peso adequado para a idade gestacional, independentemente do tipo de alimentação dos 6º até o 24º mês de vida.
A suplementação de ferro é recomendada em recém-nascidos prematuros em uso de fórmulas, com fator de risco do nascimento até o 36º mês de vida.