O Banco de Leite Humano (BLH) é um serviço especializado, responsável pelo processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro até sua distribuição.
-
Assinale a alternativa correta com relação ao BLH.
O leite cru deve ser acondicionado em recipientes de vidro, podendo ser estocado sob refrigeração com prazo de validade de 48 horas e no freezer com validade de 30 dias.
A distribuição do leite tem os seguintes critérios de prioridade: recém-nascido prematuro ou de baixo peso que não suga; recém-nascido infectado, especialmente com enteroinfecções; recém-nascido em nutrição trófica; recém-nascido portador de imunodeficiência; recém-nascido portador de alergia a proteínas heterológas; e casos excepcionais, a critério médico.
O BLH deve realizar de forma continuada a avaliação do desempenho de suas atividades, por meio dos indicadores de qualidade, como constante avaliação de microrganismos do Grupo Coliformes, Estafilococos e Salmonela, e verificação do índice de acidez Dornic.
O leite humano cru coletado e aprovado deve passar pelo processo de tratamento por ultra alta temperatura (U.A.T) a 62,5°C por 30 segundos para ser considerado seguro para o consumo.
A seleção de doadoras é de responsabilidade do profissional de nutrição e enfermagem, atendendo a alguns critérios de aptidão às doadoras, como a doadora ser saudável, estar amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho, apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação, não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não usar álcool ou drogas ilícitas, realizar exames, conforme solicitado.