Várias publicações científicas demonstram a relação da microbiota intestinal com o desenvolvimento de doenças metabólicas. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A hiperinsulinemia acelera a função das células de Kupffer que realizam, em parte, o clearance de lipopolissacarídeos (LPS), favorecendo o aumento de seus níveis circulantes.
A endotoxemia metabólica, causada pelo consumo de dieta hiperproteica, desregula o tônus inflamatório, induzindo resistência à insulina e favorecendo o ganho de peso e o diabetes.
Lipopolissacarídeos (LPS) de bactérias podem elevar as concentrações plasmáticas de hormônios contrarreguladores, como cortisol, glucagon e hormônio do crescimento, que contribuem para a redução da captação periférica e hepática de glicose.
A endotoxemia metabólica pode contribuir para a hipoglicemia e aumentar a motilidade intestinal que resulta no desenvolvimento de supercrescimento bacteriano (SIBO).
A endotoxemia metabólica não aumenta a permeabilidade intestinal, mas a permeabilidade intestinal alterada pode contribuir para a endotoxemia metabólica.