Imagem de fundo

Em passagem de visita multiprofissional a um paciente jovem da unidade de terapia inten...

Em passagem de visita multiprofissional a um paciente jovem da unidade de terapia intensiva, com choque hemorrágico por politraumatismos, sem comprometimento do trato gastrointestinal, intubado e ainda dependente do uso de droga vasoativa para a manutenção da estabilidade hemodinâmica, foi verificado que ele estava em uso de vasopressina e noradrenalina naquele momento. O paciente encontrava-se em jejum desde sua admissão (havia 36 h), e um dos objetivos da equipe era iniciar a terapia nutricional enteral logo que fosse possível. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que atende às recomendações atuais de terapia nutricional para paciente crítico.

A

Iniciar imediatamente a dieta enteral com vazão inicial baixa de 15 mL/h.

B

Iniciar a dieta enteral, contemplando 100% da meta calórica estabelecida, assim que as dosagens de ambas as drogas diminuírem para 0,3 mcg/kg/min.

C

Manter o jejum até que o paciente seja extubado.

D

Manter o jejum até que haja total desmame da vasopressina e iniciar a dieta enteral com vazão de 15 mL/h, desde que a dosagem de noradrenalina esteja <0,3 mcg/kg/min, considerando que outros marcadores de microperfusão tecidual, como o lactato sérico, estejam em níveis adequados.

E

Iniciar dieta parenteral total somente quando todas as drogas vasoativas forem desmamadas e já contemplando 100% da meta calórica e proteica do paciente.