A insulina é um hormônio anabólico que desempenha papel crucial no metabolismo dos carboidratos. A deficiência ou a produção insuficiente desse hormônio é a causa de uma doença crônica das mais prevalentes da atualidade: o Diabetes, doença que, quando não controlada, repercute muito negativamente na qualidade de vida e até mesmo no prognóstico de maior longevidade.
Para o adequado uso da glicose celular, é imprescindível a harmonia na relação da insulina com a absorção de carboidratos pelas células.
Assinale a opção que apresenta a melhor descrição dessa ação.
A insulina é produzida pelo pâncreas e facilita a absorção de carboidratos pelas células musculares e adiposas, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue.
A insulina é responsável por aumentar os níveis de glicose no sangue, liberando carboidratos armazenados no fígado, quando necessário.
A insulina impede a absorção de glicose pelas células, favorecendo o armazenamento de carboidratos como gordura corporal.
A insulina é produzida pelas células musculares e hepáticas e facilita a quebra de carboidratos em monossacarídeos para gerar energia.
A insulina tem relação com a absorção de carboidratos, mas não tem relação com a regulação de lipídios no corpo.