Imagem de fundo

Acerca da terapia nutricional na pancreatite aguda, marque a alternativa correta.

Acerca da terapia nutricional na pancreatite aguda, marque a alternativa correta.

A

Atualmente a nutrição parenteral é mais indicada nos casos de pancreatite aguda grave (PAG) quando comparada a nutrição enteral, porque as necessidades nutricionais nessa modalidade de terapia nutricional podem ser rapidamente cobertas e o pâncreas fica em repouso reduzindo a incidência de infecção e o tempo de permanência hospitalar.

B

A dieta na nutrição enteral do paciente com pancreatite aguda deve ser hipoglicídica, normoproteica e com teor de lipídio de 30 a 35% da ingestão energética, pois os carboidratos são os principais estimulantes da secreção pancreática.

C

Na Pancreatite aguda grave (PAG) a administração da dieta enteral deve ser realizada logo após a estabilidade hemodinâmica e monitorada para qualquer evidência de intolerância. Na presença de qualquer mudança repentina, a NE deve ser interrompida até que uma avaliação mais profunda seja realizada.

D

Na pancreatite aguda leve (PAL), o jejum oral com a retomada da dieta via oral progressiva iniciando com líquidos sem resíduos deixou de ser indicado ficando como primeira opção a administração de dieta enteral precoce com posicionamento pós-pilórico, mesmo que o paciente consiga aceitar a dieta via oral entre 5 e 7 dias para evitar dor pós-prandial e recidiva da pancreatite.