Imagem de fundo

A diarreia é caracterizada pela evacuação frequente de fezes líquidas, geralmente super...

A diarreia é caracterizada pela evacuação frequente de fezes líquidas, geralmente superiores a 300 mL, acompanhadas por uma perda excessiva de líquidos e eletrólitos, especialmente sódio e potássio. Sobre os tipos de diarreia, marque a alternativa CORRETA:

A

Diarreias exsudativas são associadas a danos na mucosa, o que leva a um extravasamento de muco, líquido, sangue, e proteínas plasmáticas, com acúmulo de água e eletrólitos no intestino. Não ocorre a liberação de prostaglandinas e citocinas. Exemplos incluem a diarreia que ocorre na síndrome de dumping.

B

Diarreias osmóticas ocorrem quando solutos osmoticamente ativos estão presentes no trato intestinal e são pouco absorvidos. Exemplos incluem diarreia associada à doença de Crohn, colite ulcerativa e enterite por radiação.

C

Diarreias secretórias são decorrentes da secreção intestinal ativa de eletrólitos e água pelo epitélio intestinal, em decorrência de exotoxinas bacterianas, vírus e aumento da secreção intestinal de hormônios. Ao contrário da diarreia osmótica, o jejum alivia a diarreia secretória.

D

Diarreia disabsortiva ocorre quando uma doença prejudica o processo de digestão ou absorção de nutrientes, muitas vezes quando não há quantidade suficiente de área de absorção saudável. Exemplos incluem doença inflamatória intestinal e fluxo interrompido de bile e enzimas pancreáticas.