Imagem de fundo

A alimentação também tem leis que, se fossem seguidas, iriam prevenir muitas das doença...

A alimentação também tem leis que, se fossem seguidas, iriam prevenir muitas das doenças causadas pelos maus hábitos alimentares. Criadas em 1937 pelo médico argentino Pedro Escudero, essas leis são consideradas a base sólida de uma alimentação saudável. Analise as afirmativas abaixo:

I- Lei 1: Quantidade : A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. Essa lei preconiza a não haver excessos nem restrições, ambos são igualmente prejudiciais. Todavia, cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter o bom funcionamento orgânico, suprir as energias e manter a saúde. Sendo assim, o bom senso é fundamental para não haver excesso e nem restrições.

II- Lei 2: Qualidade: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. Para que o nosso corpo absorva e utilize corretamente os nutrientes, é necessário que se encontrem em proporções adequadas.

III- Lei 3: Harmonia: A alimentação deve ser completa em sua composição, para ofertar ao organismo todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos deve fornecer todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. A variedade é indispensável a uma nutrição adequada.

IV- Lei 4: Adequação: A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. O estado fisiológico, hábitos alimentares, condições socioeconômicas, alterações patológicas e os ciclos da vida fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas.

Assinale a alternativa CORRETA:

A

I e II.

B

II e III.

C

I e IV.

D

Nenhuma das alternativas.