De acordo com a ABESO (2016), “Algumas dietas de emagrecimento são nutricionalmente corretas e consistentes com bons hábitos alimentares. Outras se apresentam como dietas milagrosas, que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas, e passam a ser feitas pela população, devido à promoção da mídia, ou porque são praticadas por celebridades” (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. - São Paulo, SP).
Considerando as características da dieta de baixa caloria (DBC) e da dieta de muito baixa caloria (DMBC) propostas pela ABESO,
as DMBC fornecem até 800 Kcal/dia e fazem parte de uma propaganda midiática, mas, devido ao seu perigo potencial, não devem ser realizadas.
as DBC produzem perda rápida e sustentável de peso, quando comparadas às DMBC, sendo recomendadas por um período de até três meses.
as DBC fornecem até 1000 kcal/dia e fazem parte de uma dieta planejada individualmente, consistente com bons hábitos alimentares.
as DMBC produzem perda de peso similar as DBC, em longo prazo, e devem ser feitas apenas sob rígida supervisão.