Os distúrbios genéticos metabólicos são traços herdados que resultam na ausência ou na redução da atividade de uma enzima específica ou de algum cofator e exigem, muitas vezes, cuidados nutricionais específicos. Em relação aos distúrbios genéticos metabólicos, considere as seguintes afirmativas:
1. A homocistinúria clássica necessita de restrição de metionina e suplementação de L-cisteína, folato e vitamina B12 na alimentação, a fim de evitar as complicações da doença.
2. Na fenilcetonúria, a fenilalanina é metabolizada em tirosina devido à deficiência ou inatividade de fenilalanina hidroxilase. Dessa forma, deve ser instituída uma alimentação hipoproteica com suplementação de aminoácidos, exceto fenilalanina.
3. A galactosemia é tratada com a restrição da ingestão de galactose por toda a vida. Dessa forma, alimentos com leite ou derivados em sua composição e comprimidos com lactose devem ser excluídos da alimentação, a fim de evitar as complicações da doença.
4. A doença da urina do xarope de bordo ou leucinose resulta de um defeito na atividade enzimática e impede o metabolismo de aminoácidos aromáticos como leucina, isoleucina e valina.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.