Imagem de fundo

As fístulas gastrointestinais representam complicações importantes no período pós opera...

As fístulas gastrointestinais representam complicações importantes no período pós operatório. A presença da mesma prolonga o tempo de internação hospitalar. Sobre esse assunto, assinale V para verdadeiro e F para falso.

( ) As fístulas gastrointestinais têm como principais sequelas: formação de coleções líquidas, abscessos , hemorragias, sepse, desnutrição e óbito.

( ) As fístulas gastrointestinais permitem contato de secreções do tubo digestório com o interior do abdômen ou com o meio externo, promovendo grande perda substancial. Enzimas digestivas, água, eletrólitos e nutrientes, de uma víscera oca passa para outra ou para a pele, causando uma ampla variedade de efeitos fisiopatológicos.

( ) As fístulas são classificadas , de acordo com: Volume de débito : Baixa ( menor que 300 ml/24h); Alto (maior que 300 ml/24h); Tipo de comunicação: Interna : Sem exteriorização; Externa: comunicação com o exterior. Abertura da fístula: Lateral: Difícil fechamento espontâneo. Terminal: Mais fisiológica, com fechamento espontâneo, mais provável.

( ) O período de maior probabilidade de aparecimento é do sexto ao décimo terceiro dia. Fístulas que surgem até 48h do procedimento operatório são consideradas precoces, resultantes, principalmente de erro técnico.

( ) Os sintomas clínicos das fístulas incluem dor, inicialmente local e depois difusa e febre, embora a ocorrência de fístulas possa ser assintomática. As fístulas internas podem cursar com obstipação intestinal, dispnéia, leucocitose, pneumatúria, piúria e sepse.

A sequência correta é

A

V,V,V,F,F

B

V,F,F,V,F

C

V,F,V,F,F

D

V,V,V,F,V

E

V,V,F,F,F