A avaliação da composição corporal e antropométrica de indivíduos idosos tem sido um assunto de grande interesse na área da nutrição. A análise isolada e detalhada dos compartimentos corporais, permite avaliar a quantidade de gordura corporal, massa muscular, densidade óssea e conteúdo hídrico, entre outros; fundamentais para o estabelecimento de condutas nutricionais. De acordo com o enunciado, é correto afirmar que:
a circunferência da panturrilha pode ser utilizada para avaliação do estoque proteico nos idosos, principalmente se há aumento de peso, em função de ascite e edema.
a osteoporose ou alteração na coluna vertebral podem diminuir a circunferência da cintura com a idade, em função do aumento no tronco e do encurtamento da altura.
o método padrão ouro para a estimativa da quantidade de água corporal total em idosos é a bioimpedância.
para avaliar a redução da força muscular é indicado realizar a circunferência da panturrilha, pois é mais sensível para os idosos e está associada à mortalidade, ao estado nutricional, à funcionalidade e à incapacidade do idoso.
em relação as dobras cutâneas ocorre facilidade para separar o tecido adiposo subcutâneo do musculo, devido a redução da elasticidade.