Imagem de fundo

A Síndrome Nefrótica compreende de uma disfunção na permeabilidade da membrana glomerul...

A Síndrome Nefrótica compreende de uma disfunção na permeabilidade da membrana glomerular à filtração das proteínas. São comuns na doença quadro de dislipidemia, hipercoagulopatia e, principalmente, edema. Este geralmente apresenta início súbito, de aparecimento matinal, que pode evoluir com quadro de anasarca. Em relação ao mecanismo do edema na Síndrome Nefrótica, é correto afirmar que:

A

a hipoalbuminemia leva ao aumento da pressão oncótica plasmática, com passagem de líquidos para o interstício e, consequentemente, diminuição da volemia. Para manter a volemia, são acionados vários mecanismos homeostáticos, que acentuariam a retenção de sódio e água e, consequentemente, provocariam o aparecimento de edema

B
a hiperalbuminemia leva ao aumento da pressão oncótica plasmática, com passagem de líquidos para o interstício e, consequentemente, diminuição da volemia. Para manter a volemia, são acionados vários mecanismos homeostáticos, que acentuariam a retenção de sódio e água e, consequentemente, provocariam o aparecimento de edema.
C

a hipoalbuminemia leva à diminuição da pressão oncótica plasmática, com passagem de líquidos para o interstício e, consequentemente, diminuição da volemia. Para manter a volemia, são acionados vários mecanismos homeostáticos, que acentuariam a retenção de sódio e água e, consequentemente, provocariam o aparecimento de edema.

D

a hipoalbuminemia leva à aumento da pressão oncótica plasmática, com passagem de líquidos para o interstício e, consequentemente, aumento da volemia. Para restabelecer a volemia, são diminuídos vários mecanismos homeostáticos, que acentuariam a retenção de sódio e água e, consequentemente, provocariam o aparecimento de edema.

E

a hipoalbuminemia leva à diminuição da pressão oncótica plasmática, com passagem de líquidos para o interstício e, consequentemente, aumento da volemia. Para restabelecer a volemia, são acionados vários mecanismo homeostáticos, que diminuiriam a retenção de sódio e água e, consequentemente, provocariam o aparecimento de edema.