A obesidade é uma doença crônica, inflamatória, endócrino-metabólica, heterogênea, multifatorial e caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Os efeitos adversos da doença em todo o organismo são bem estabelecidos, estando associada a comorbidades e aumento da mortalidade de pacientes obesos hospitalizados. No que diz respeito ao tratamento dietético da obesidade analise as seguintes afirmativas.
I. As dietas com restrição severa de carboidratos promovem a perda de peso em razão do ambiente metabólico cetogênico, que, por sua vez, leva à redução do apetite.
II. A modificação do perfil lipídico da dieta, sob o aspecto qualitativo, no intuito de aumentar o consumo de ácidos graxos insaturados, especialmente os poli-insaturados, contribui para a perda de peso.
III. Dentre os tipos de condutas nutricionais para o tratamento da obesidade, os mais estudados são as dietas balanceadas em carboidratos, lipídios e proteínas.
IV. O mais recente dos tratamentos dietéticos para obesidade, embora ainda não seja consenso, inclui a prescrição de dietas de baixo índice e carga glicêmicos.
A alternativa que contém todas afirmativas corretas é
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
I e II
III e IV