A primeira infância é uma fase do ciclo da vida sucpetível à anemia ferropriva. Desta forma, o planejamento dietético deve considerar fatores da biodisponibilidade do ferro. Considerando o exposto, assinalar a questão correta:
O ácido ascórbico age como agente transformador da forma ferrosa para a forma férrica, agindo em meio básico.
Existem inibidores de biodisponibilidade, como polifenóis, taninos, fitatos e cálcio que devem ter suas quantidades adequadas a cada refeição.
Apenas o ácido ascórbico melhora a biodisponibilidade de ferro não heme, contido em vegetais como brócolis, couve-flor, beterraba, abóbora, repolho e tomate.
A vitamina D presente na dieta pode formar complexo com o ferro, aumentando sua solubilidade no lúmen intestinal, reduzindo os efeitos inibitórios de fitatos e polífenóis na absorção de ferro.
Considera-se dieta de alta biodisponibilidade de ferro aquela com 10% de absorção de ferro, composta alta quantidade de cereais, raízes e tubérculos; quantidade baixa de carne e moderada de ácido ascórbico.