A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) é uma doença infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV+) e impacta a saúde em diversos níveis, podendo comprometer o estado nutricional, dependendo de sua progressão.
Sobre a SIDA, é INCORRETO afirmar que
a Síndrome Consumptiva e a lipodistrofia são concomitantes quanto ao aparecimento clínico no paciente com HIV+/SIDA pela complicações metabólicas importantes, envolvendo alteração de citocinas, alteração do apetite e consequentemente perda de peso.
apesar dos avanços da terapia antirretroviral, o estado nutricional pode não retornar ao normal, pois não existe ainda terapêutica antirretroviral ideal e definitiva que garanta a inexistência de alterações metabólicas e também de composição corporal.
a lipodistrofia é uma alteração observada na SIDA, principalmente por efeito dos medicamentos antirretrovirais, que levam a alterações de apetite, de composição corporal, de hiperlipidemia e de resistência à insulina.
a Síndrome Consumptiva é uma complicação comum que pode ocorrer em todos os estágios da doença HIV. São características dessa síndrome perda de peso não intencional de 10% ou mais da massa corporal habitual, diarreia, fraqueza ou febre insistente quando não são atribuídos a outras causas.