Questão de concurso
1
Q1346664
Nutrição Fisiopatologia
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Prova: UFU - UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança - Área: Nutrição

R.D.F, 69 anos, possui Doença Renal Crônica em tratamento dialítico (hemodiálise), hipertensão arterial sistêmica, diabetes do tipo 2 e dislipidemia. Tabagista há 30 anos, apresentou dispneia intensa a pequenos esforços e fraqueza. Foi internada e diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) do tipo enfisema pulmonar.

Com base no caso apresentado acima, é INCORRETO afirmar que

A

é provável que o paciente já apresente ou desenvolva uma desnutrição, uma vez que as polimorbidades apresentadas podem levar ao aumento do catabolismo, a menor ingestão alimentar e, possivelmente, tenha indicação de suplemento oral hiperproteico e hipercalórico.

B

o paciente pode desenvolver uma desnutrição, por isso necessitará seguir uma dieta com baixo teor de carboidrato e elevação do teor de lipídeos para diminuir a retenção de CO2, bem como para auxiliar no controle da glicemia por causa do diabetes

C

a DPOC poderá levar à inflamação sistêmica e a deficiências hormonais como, por exemplo, do IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1), devido à idade e ao uso dos corticoides, geralmente utilizados no tratamento da exacerbação da DPOC.

D

hormônios anabólicos são imprescindíveis para o desenvolvimento, para o crescimento e para a manutenção muscular e podem estar alterados nos pacientes com DPOC como, por exemplo, hormônios tireoidianos, testosterona, hormônios folículo-estimulante e luteinizante.