Imagem de fundo

R.D.F, 69 anos, possui Doença Renal Crônica em tratamento dialítico (hemodiálise), hipe...

R.D.F, 69 anos, possui Doença Renal Crônica em tratamento dialítico (hemodiálise), hipertensão arterial sistêmica, diabetes do tipo 2 e dislipidemia. Tabagista há 30 anos, apresentou dispneia intensa a pequenos esforços e fraqueza. Foi internada e diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) do tipo enfisema pulmonar.

Com base no caso apresentado acima, é INCORRETO afirmar que

A

é provável que o paciente já apresente ou desenvolva uma desnutrição, uma vez que as polimorbidades apresentadas podem levar ao aumento do catabolismo, a menor ingestão alimentar e, possivelmente, tenha indicação de suplemento oral hiperproteico e hipercalórico.

B

o paciente pode desenvolver uma desnutrição, por isso necessitará seguir uma dieta com baixo teor de carboidrato e elevação do teor de lipídeos para diminuir a retenção de CO2, bem como para auxiliar no controle da glicemia por causa do diabetes

C

a DPOC poderá levar à inflamação sistêmica e a deficiências hormonais como, por exemplo, do IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina 1), devido à idade e ao uso dos corticoides, geralmente utilizados no tratamento da exacerbação da DPOC.

D

hormônios anabólicos são imprescindíveis para o desenvolvimento, para o crescimento e para a manutenção muscular e podem estar alterados nos pacientes com DPOC como, por exemplo, hormônios tireoidianos, testosterona, hormônios folículo-estimulante e luteinizante.