A atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2017) destaca que, nos últimos anos, o padrão alimentar e o estilo de vida saudável ganharam evidência em estudos epidemiológicos observacionais e de intervenção que reforçaram as diretrizes nutricionais para prevenção de doenças cardiovasculares e hipertensão.
Com base nessas informações, marque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
1. ( ) Preconiza-se uma dieta isenta de ácidos graxos trans, sendo o consumo de < 10% do valor calórico total de ácidos graxos saturados para indivíduos saudáveis e < 7% do valor calórico total para aqueles que apresentarem risco cardiovascular aumentado.
2. ( ) A substituição de ácidos graxos saturados e carboidratos, na alimentação, por ácidos graxos poli-insaturados não está associada ao baixo risco cardiovascular.
3. ( ) A terapia nutricional indicada para a hipertrigliceridemia primária grave, caracterizada pelo aumento da concentração plasmática de quilomícrons, por diminuição da enzima lipoproteína lipase, baseia-se na redução importante da gordura na dieta, que deve atingir, no máximo, 20% do valor calórico total.
4. ( ) Na hipertrigliceridemia de causa secundária, observada na obesidade e no diabetes, mantêm-se o controle de gorduras (30 a 35% das calorias) e a adequação no consumo de carboidratos, com ênfase na restrição de açúcares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
F, V, V, F.
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.