Os cardápios devem-se adequar-se em cor, textura, consistência temperatura e outros fatores, evitando-se que sejam monótonos e repetitivos. No caso do cardápio hospitalar, há diferentes consistências e apresentações chamada de dietas que serão aplicadas de acordo com o estado de saúde do indivíduo. Nesse sentido, assinale a opção correta:
Dieta líquida, recomendada à indivíduos que não necessitam de modificações em nutrientes e consistência. Esta dieta apresenta como características englobar todos os tipos de alimentos, consistência normal, sendo fracionada em 5-6 refeições.
Dieta pastosa, indicada para indivíduos com problemas de mastigação e deglutição, afecções do trato digestivo, preparo de exames, pré e pós- operatórios. Esta dieta apresenta como características alimentos que produzem poucos resíduos e sejam de fácil absorção, sendo geralmente utilizada por um período muito breve. Esta dieta consiste de líquidos límpidos como chá, caldos, suco de fruta coado, gelatina, sopa batida e coada, sorvetes de frutas preparados com frutas coadas. O leite e os líquidos preparados com leite não entram nesta dieta.
Dieta normal, indicada para indivíduos com problemas de ingestão e digestão, dificuldades de mastigação e deglutição, preparos para exames e cirurgias, pós-operatórios. A consistência é semilíquida (sopas, geleia, cremes, etc.) Também utilizada como uma dieta de transição para dieta branda e pastosa. Apresenta a restrição de diversos alimentos como sejam grãos de leguminosas, embutidos e conservas, bebidas gaseificadas especiarias e condimentos picantes, bolachas recheadas, folhadas, biscoitos (permite- se torradas, bolachas doces, tipo Maria, e maisena, bolacha d'agua), hortaliças e frutas cruas (exceto mamão) e doces concentrados.
Dieta semilíquida, aplicada a indivíduos com dificuldades de mastigação e deglutição, em alguns pós-operatórios e casos neurológicos. Esta dieta apresenta como características os alimentos em consistência pastosa (purês, mingaus, etc.), as carnes são batidas e trituradas.
Dieta branda, recomendada para indivíduos com problemas mecânicos de ingestão e digestão, em alguns pós-operatórios. Esta dieta apresenta como características a consistência abrandada por ação mecânica ou cocção do tecido conectivo e celulose, fracionamento de 5-6 refeições, sendo excluídos alimentos tais como pães (exceto pães doces, leite), especiarias e condimentos, frituras, doces concentrados, bebidas gaseificadas, hortaliças cruas, embutidos e conservas, frutas cruas, exceto banana, mamão, maca e peras descascadas.