Imagem de fundo

A doença inflamatória intestinal (DII) pertence a um grupo de doenças inflamatórias crô...

A doença inflamatória intestinal (DII) pertence a um grupo de doenças inflamatórias crônicas, de causa desconhecida, que envolve o aparelho digestivo. As pessoas diagnosticas com DII necessitam de Terapia Nutricional (TN) a fim de garantir uma adequada alimentação para a recuperação da saúde dos indivíduos, nesse sentido, assinale a opção incorreta:

A

A Doença de Crohn é aguda e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo, sendo necessário a indicação de Terapia Nutricional como tratamento principal ou coadjuvante na indução e manutenção da remissão da DII, por meio do fornecimento de nutrientes com funções fisiológicas específicas.

B

As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), por envolverem diretamente o sistema digestório, apresentam comumente como consequência direta muitas complicações nutricionais, como a desnutrição proteico-energética (DPE) e retardos do crescimento, da puberdade e da maturação óssea em crianças e adolescentes.

C

A retocolite ulcerativa, também chamada colite ulcerativa, é uma doença inflamatória autoimune que acomete o intestino grosso, o sistema imunológico do indivíduo passa a atacar os tecidos dessa região intestinal, provocando lesões (úlceras) que precisam ser tratadas, nesse caso, a alimentação precisa ser baseada em alimentos não ácidos.

D

A retocolite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que pode acometer qualquer ponto do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Já a Doença de Crohn ataca somente o cólon e reto, poupando as outras regiões do trato digestivo. A TN, contendo nutrientes específicos, pode promover alteração da flora intestinal com consequente alteração da produção intraluminal de substâncias pró-inflamatórias e aumento da produção de toxinas, promovendo melhora clínica da doença.

E

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. O Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Os nutrientes chamados de imunomoduladores, com funções fisiológicas específicas, atuam modulando a função imune e mantendo a integridade da mucosa intestinal, podendo melhorar a resposta imunológica e inflamatória.