O cálculo do balanço nitrogenado considera a diferença entre a quantidade de nitrogênio consumida por dia e a quantidade de nitrogênio excretada por dia. A partir desta afirmativa, analise as opções abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
O valor 6,25 é utilizado como fator de conversão para expressar a quantidade de proteína na dieta; 1g de nitrogênio na forma de proteína equivale ao consumo de 6,25g de proteínas.
O cálculo do balanço nitrogenado não deve ser determinado pela análise da coleta de alimentos e excreções durante um dia, devendo ser considerada coleta de amostras durante alguns dias.
Um indivíduo adulto, ingerindo dieta adequada e balanceada, geralmente estará em balanço nitrogenado, resultando em saldo zero em relação à alteração do nitrogênio corporal.
O organismo pode estar em balanço nitrogenado negativo ou positivo. Durante o jejum o organismo se encontra em balanço nitrogenado negativo.
O consumo inadequado de aminoácidos indispensáveis não interfere no balanço nitrogenado, uma vez que o organismo é capaz de se adaptar e modular a síntese de outros aminoácidos, compensando o balanço nitrogenado.