Imagem de fundo

O estresse oxidativo e a disfunção endotelial são considerados eventos precoces no dese...

O estresse oxidativo e a disfunção endotelial são considerados eventos precoces no desenvolvimento de complicações tanto micro quanto macrovasculares do diabetes e poderiam ser julgados os denominadores comuns por meio dos quais a hiperglicemia, a hipertensão arterial e a dislipidemia atuam na patogênese de tais complicações. Sobre esse contexto, assinale a opção INCORRETA.

A

A auto-oxidação da glicose é capaz de produzir radicais livres, o ânion superóxido é capaz de inativar o óxido nítrico (NO) derivado do endotélio. No endotélio de pacientes diabéticos, a óxido nítrico sintase (NOS) pode desviar a produção de NO para produzir O em condições de deficiência de arginina ou tetraidropterina.

B

A nitrotirosina, um produto da lesão dos peroxinitritos sobre as proteínas, é um marcador de estresse oxidativo. Níveis plasmáticos aumentados foram descritos no diabetes e no estado de hiperglicemia pós-prandial aguda.

C

A atividade de enzimas antioxidantes como superóxido dismutase e glutationa peroxidase é menor em pacientes com diabetes.

D

Outro possível marcador sérico de estresse oxidativo encontrado em níveis elevados no diabetes tipo 2 é a glutathionyl hemoglobin, resultado da incubação da hemoglobina e do glutation reduzido com peróxido de hidrogênio.

E

O MDA é um cetoaldeído produzido pela decomposição peroxidativa de lipídios insaturados que apresenta níveis plasmáticos reduzidos no diabetes, e foi demonstrado em placas ateroscleróticas de pacientes diabéticos.