A inflamação pode ser definida como o conjunto de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas em resposta a estímulos agressivos ao organismo. Sabe-se que determinantes dietéticos podem constituir-se estímulos inflamatórios importantes. Assinale a opção CORRETA.
Dietas hiperglicêmicas podem contribuir para o estresse oxidativo, pois induz o aumento da produção de superóxido pelos leucócitos, aumentando a expressão de p47phox, uma subunidade da NADPH oxidase, enzima que converte oxigênio molecular em radical superóxido.
Uma dieta rica em cereais integrais e produtos lácteos com baixíssimo teor de gordura saturada mostrou-se eficaz para reduzir os níveis do marcador inflamatório PCR de maneira similar à dieta contendo uma combinação de proteína de soja, fibra solúvel, fitoesteroides e amêndoas, sugerindo que estas dietas podem ser boas opções terapêuticas para indivíduos hiperlipidêmicos em substituição a estatina.
A relação entre carga glicêmica e estresse inflamatório indica correlação positiva entre a CG das dietas ingeridas e as concentrações de PCR, independente do IMC.
Dietas contendo isoflavona de soja induz menor peso e menor níveis de marcadores inflamatórios (PCR, SAA, IL-6, TNF-α ), no entanto seria interessante avaliar a expressão desses biomarcadores durante longo prazo e/ou quantidades de isoflavona maiores.