Imagem de fundo

“A corpulência não é apenas uma enfermidade em si, mas o prenúncio de outras. A morte s...

“A corpulência não é apenas uma enfermidade em si, mas o prenúncio de outras. A morte súbita é mais comum naqueles que são naturalmente gordos do que nos magros. Hipócrates” (460 a.C.-370 a.C.). O tecido adiposo é o principal reservatório energético do organismo, e um órgão endócrino composto por adipócitos maduros, pré-adipócitos, fibroblastos, células endoteliais, histiócitos e macrófagos. Acerca das bases moleculares e bioquímicas da obesidade, analise as proposições que se seguem e assinale a opção CORRETA.

I. O aumento do tecido adiposo favorece a hipertrofia dos adipócitos, com o recrutamento de macrófagos, que liberam as citocinas pró-inflamatórias (IL-6 e FNT alfa), que induzem a lipólise;

II. A adiponectina é uma proteína de produção específica pelos adipócitos, cuja produção é inibida por fatores pró-inflamatórios e estresse oxidativo. Os seus níveis encontram-se diminuídos na obesidade e DM II. Tem função anti-aterogênica e regula a homeostasia dos lipídios e da glicose, potencializa a ação da insulina a nível hepático e reduz a produção de glucose hepática;

III. A inflamação contribui para o aumento da produção de Espécies Reativas de Oxigênio (ERO) em obesos. O tecido adiposo, ao estimular a produção de macrófagos e citocinas, aumenta a respiração celular e a produção de ERO, como: radical superóxido, peróxido de hidrogênio, hidroxila e NO.

A

Somente a proposição II está correta.

B

As três proposições estão corretas e explicam a associação existente entre obesidade e resistência à insulina.

C

As três proposições estão corretas e se complementam para fundamentar o ambiente metabólico na obesidade que se caracteriza por excesso de ROS e deficit na atividade de enzimas antioxidantes, apto a gerar estresse oxidativo.

D

Todas as proposições estão incorretas.

E

Somente as proposições I e III estão corretas.