Paciente, sexo masculino, 53 anos, lavrador diagnóstico principal: cirrose hepática, apresenta como queixa principal: mãos e pés inchados há um mês. É sabidamente portador de cirrose hepática há 5 meses. Faz uso de espiranolactona, omeprazol. Dados antropométricos: peso atual: 44,5 altura: 154 cm; PCT: 9mm CB: 19 cm. Refere consumo diário de cachaça quase 40 anos, suspendeu há 5 meses com o diagnóstico. Refere fumar há 40 anos em torno de 1 maço de cigarro por dia.
Com relação ao quadro fisiopatológico e ajustes terapêuticos adequados ao estado da referido paciente, assinale a opção INCORRETA.
O aumento do consumo de proteínas, a constipação intestinal, a restrição hídrica, alcalose, cirurgia, transfusão de sangue, infecção e sangramento gastrointestinal são eventos que se associam ao aumento da produção de amônia, que é um dos fatores predisponentes da Encefalopatia hepática.
Foi sugerido que a síntese aumentada de glutamina pode causar depleção dos níveis de glutamato no cérebro e a síntese de glutamina pode estar relacionada ao desenvolvimento de edema cerebral, podendo levar a uma elevação da pressão intracraniana e hipóxia tecidual, dessa feita é recomendado cautela no aporte de glutamina.
O estado nutricional precário está associado com a taxa de mortalidade, com a ascite refratária, com complicações e mortalidade pós-operatória; é um fator preditivo independente do primeiro episódio de sangramento, dessa forma deve-se implementar um aporte calórico aumentado para melhorar o estado antropométrico do paciente e frear o hipermetabolismo inerente a todos os pacientes cirróticos, estando o hipermetabolismo correlacionado com fatores hepáticos.
Privilegia-se proteína vegetal para o paciente, no entanto dietas que contém mais de 50 g de proteínas vegetais são pouco toleradas, devido aos efeitos colaterais relatados de distensão abdominal, saciedade precoce e flatulência.
Recomenda-se a suplementação de Zinco, tiamina e vitamina K na perspectiva de aumentar de síntese de ureia e melhorar a tolerância à glicose, evitar a encefalopatia de Wernicke e minimizar risco de sangramento respectivamente.