Imagem de fundo

Sobre o histórico da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Brasil, podemos afirmar ...

Sobre o histórico da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no Brasil, podemos afirmar que:

A

Na década de 1930, as estratégias de EAN eram dirigidas aos trabalhadores e suas famílias, baseadas em uma abordagem atualmente avaliada como inovadora para o período, pois pretendiam ensiná-los a se alimentar corretamente segundo um parâmetro biológico, baseado em evidências científicas e com foco voltado para as camadas de menor renda.

B

Nas décadas de 1970 e 1980, com a expansão do cultivo de soja, houve um estímulo ao consumo deste produto e seus derivados. No entanto, apesar de ótimos resultados obtidos por essa abordagem, avaliou-se que estas ações não valorizavam a dimensão nutricional dos alimentos, e estavam centradas apenas nos aspectos culturais e sensoriais.

C

Até a década de 1990, evidencia-se uma valorização da EAN enquanto prática do nutricionista, em especial, quando são consideradas as possibilidades de uso político dessa ferramenta e de seu emprego em interesses econômicos nacionais, tendo em vista a necessidade, à época, de escoar excedente de produção agrícola, por exemplo.

D

Já no final dos anos 1990, é possível notar uma tendência nos documentos oficiais brasileiros de inclusão da discussão sobre “promoção de práticas alimentares saudáveis”, no sentido de compreender que a EAN não poderia estar pautada numa prática prescritiva, limitada a aspectos científico-biológicos, sem o reconhecimento de outros aspectos que influenciam o comportamento alimentar.