O processo de digestão das gorduras aportadas pela dieta ocorre em três fases: gástrica, duodenal e ileal. A fase duodenal engloba a degradação e a emulsificação das gorduras. A entrada do quimo contendo produtos lipolíticos menores no duodeno estimula:
A liberação do hormônio colecistocinina, que inibe a motilidade intestinal; a secreção de ácidos biliares pela vesícula biliar; e a liberação de suco pancreático contendo um grupo de lipases.
A liberação do hormônio colecistocinina; a produção de ácidos biliares pela vesícula biliar; e a degradação de triacilgliceróis de 3 ácidos graxos da posição 2 e, a seguir, da posição 3 da estrutura do glicerol, gerando 2,3- diacilglicerol.
A liberação do hormônio colecistocinina; a secreção de ácidos biliares pela vesícula biliar; a liberação de suco pancreático contendo um grupo de lipases; e a degradação de triacilgliceróis de 1 ácido graxo da posição 2 e, a seguir, da posição 3 da estrutura do glicerol, gerando 2,3-diacilglicerol.
A motilidade intestinal; a produção de ácidos biliares pela vesícula biliar; e a liberação de suco pancreático contendo um grupo de lipases.
A liberação de tripsina, quimiotripsina e colecistocinina, que acelera a motilidade intestinal; a produção de ácidos biliares pela vesícula biliar; e a liberação de suco pancreático contendo um grupo de lipases.