Imagem de fundo

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), assinale a...

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), assinale a alternativa correta sobre o tratamento dietético e o monitoramento de indivíduos com Diabetes Mellitus.

A

Os objetivos glicêmicos para indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1), nos diferentes momentos do dia, é: de 70 a 145 mg/dL em jejum, e de 90 a 180 mg/dL no período pós-prandial em adultos; de 70 a 130 mg/dL em jejum, e de < 180 mg/dL no período pós-prandial em crianças e adolescentes.

B

As fibras alimentares atuam de maneira diversa no controle do diabetes. As solúveis apresentam efeitos benéficos na saciedade e no controle de peso, enquanto as insolúveis agem na glicemia e no metabolismo dos lipídios. A recomendação é consumir, no mínimo, 10 g de fibras a cada 1000 kcal ou 20 a 25 g/dia em indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2).

C

A contagem de carboidratos é uma importante ferramenta no tratamento do diabetes. Dentre os métodos de contagem de carboidratos estão a lista de equivalentes e a contagem em gramas, os quais possibilitam o ajuste das doses de insulina a serem aplicadas após as refeições com base na quantidade consumida de carboidratos, proteínas e lipídeos.

D

No caso dos pacientes em nutrição enteral, a glicemia é influenciada pela quantidade de carboidratos, pela composição da dieta e pela sincronia entre a oferta de carboidrato e o efeito das insulinas. Se houver hiperglicemia, uma alternativa são as fórmulas para DM com menor proporção de carboidratos (33 a 40%) e maior conteúdo de ácidos graxos e fibras.

E

Hipoglicemia é um tipo de complicação aguda em indivíduos com Diabetes Mellitus. A hipoglicemia leve (50 a 70 mg/dL) pode ser tratada com 30 g de carboidrato, que equivale a 150 mL de suco/refrigerante comum. Já em hipoglicemias graves, abaixo de 50 mg/dL, 60 g de carboidratos devem ser oferecidos.