Imagem de fundo

Proteínas são macromoléculas essenciais à vida. Algumas das funções fisiológicas e meta...

Proteínas são macromoléculas essenciais à vida. Algumas das funções fisiológicas e metabólicas das proteínas no organismo incluem funções digestivas e metabólicas, transporte de nutrientes e de moléculas pela circulação, reserva e armazenamento de nutrientes, imunidade, dentre outras.

Em relação ao metabolismo de proteínas e de aminoácidos, é INCORRETO afirmar que

A

não existe no organismo um mecanismo de armazenamento do excesso de proteínas ingeridas. Portanto, os aminoácidos consumidos acima da necessidade imediata são oxidados e o nitrogênio é excretado.

B

existem vários fatores que condicionam o processo de síntese proteica, como aporte insuficiente de energia e de micronutrientes e ausência de todos os aminoácidos necessários que podem limitar esse processo.

C

não existem outros mecanismos de excreção de nitrogênio além da ureia, eliminada por meio da urina. Portanto, a excreção do excesso de proteínas ingeridas depende totalmente da função renal preservada.

D

existem várias proteínas plasmáticas sintetizadas primariamente pelo fígado. Por isso, a concentração plasmática de diferentes proteínas viscerais é utilizada na avaliação do metabolismo proteico corporal.